quinta-feira, 26 de março de 2015

AULA 2-Exemplos de  exercícios e dinâmicas aplicados na 1ª fase/1º bimestre:
DINÂMICA 1 
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
 No primeiro dia de aula, com as cadeiras em círculo, os alunos se entrevistam (dois a dois), durante 10 minutos, para apresentarem o colega para a turma. A única exigência para  a apresentação é  iniciar  com a fala : Eu sou fulano...
Dinâmica de Socialização - 1º ano de  2010
Após a apresentação, peço a turma para comentar o que observaram enquanto as pessoas se expressavam. Dificuldades, facilidades, nervosismo, desinibição e inibição são percebidos pela postura corporal daquele que se levanta para expressar. Comentamos também a reação da platéia durante as apresentações: risadas, deboches, ironias, aplausos etc. Muito comum entre os jovens de nossa cidade e região a manifestação imediata, com risadas e deboches, quando, iniciando a dinâmica, o aluno homem apresenta uma colega : "Eu sou fulana", sendo que a situação  inversa não é "recebida" pela platéia da mesma forma.
Outro fato, que chama a atenção,  são as reações quando mencionam uma característica  fora do "comum" entre eles, por exemplo: Rapaz que gosta de poesia, dançar, ver novela; pessoas que citam programas que não sejam da rede Globo. Enfim, aqueles que são diferentes da maioria, principalmente em padrões impostos pela mídia, são recebidos por risos, deboches, piadas e outros comentários. Sempre que isso acontece, peço licença e interrompo para discutir o porquê das manifestações: Porque reagimos assim ao diferente? Temos que ser iguais? Temos liberdade de escolher?  Vocês "deixam" eu ver a novela tal da rede tal?
Estes questionamentos fazem com que o alunos comecem a pensar e refletir criticamente sobre suas posturas, tanto em relação a si mesmos quanto aos outros. Começam a descobrir que muito do que expressam são comportamentos aprendidos por imitação de posturas da família, escola ou meio onde convivem. Alguns alunos reconhecem que muito do que fazem ou falam acontece de forma instintiva: "Quando eu vejo, professora, já falei, a gente repete sem pensar, todo mundo faz isso!".
São muitos os temas que podemos trabalhar através das análises de dinâmicas como esta: desde os diversos tipos de preconceitos à violência, bulling, timidez, vergonha, dificuldades em trabalhar em equipe, falta de iniciativa etc.
Muito rico também é o momento onde os alunos, de uma mesma opção religiosa, explicam para os demais como é sua religião, seus princípios, crenças, ritos etc. Nesta aula podemos analisar a postura e as reações ao diferente. Quando assumem a postura de que "eu estou certo" ou " eu sou dono da verdade"  e tentam interromper a fala do outro, com comentários contrários ou depreciativos, eu esclareço que a dinâmica é para conhecermos os colegas. Respeitar não é concordar com o outro, mas aceitá-lo como diferente. Acrescento ainda que: Se de fato tivermos coragem de ser quem realmente somos, aí sim, seremos diferentes uns dos outros e, se tivermos coragem de ser, poderemos ter coragem de criar. Ressalto também a importância de termos certeza de nossas próprias escolhas, do pensamento crítico e reflexivo sobre o que escolhemos ser, se foi nossa própria opção ou influência do outro ou de uma situação onde nos acomodamos pelos modelos impostos pela família ou sociedade. É na adolescência que começam nossos primeiros passos/escolhas em direção ao nosso futuro. Decisões  que refletirão em nosso destino pessoal e profissional. Neste período, o adolescente está descobrindo e construindo sua própria identidade e não aquela que o pai, mãe, família ou sociedade deseja. É importante, para qualquer um de nós, para nossa felicidade e nossa realização, sermos autores de nossa própria história. 

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