DEPOIMENTOS DOS ALUNOS DE 2014 SOBRE 2º BIMESTRE
CRIAÇÃO COM SUCATA
CRIAÇÃO COM SUCATA
MINHA EXPERIENCIA AO DESENVOLVER MEU PROJETO por GABRIEL DE OLIVEIRA MACHADO
De uma
forma geral, considero que tive uma experiência durante o desenvolvimento do
meu
projeto em sucata. Durante este período em que desenvolvi o projeto,
aprendi a manusear alguns tipos de materiais e suas respectivas ferramentas,
porém acredito que este conhecimento não tenha sido o mais importante que
adquiri, pelo contrário, talvez tenha sido o menor deles.
Em
minha opinião, uma das coisas mais importantes que consegui retirar desse
projeto, foi o significado da palavra CRIATIVIDADE, afinal, antes poderia olhar
para uma réplica de arma feita de madeira e pensar: “que criativa”, porém agora
sei que este é um nível de criatividade que é basicamente uma cópia de uma
ideia já existente. Criatividade é nossa capacidade de inovar, tendo como base uma
ideia nova, surpreendente. Considero que meu projeto foi pouco criativo na
ideia, pois se aproxima muito de objetos já conhecidos. Isso de deve ao fato de
que só fui compreender o sentido de criatividade quando o projeto já estava
praticamente pronto, muito tarde para trocar de ideia.
Outro
ponto importante é o trabalho em grupo. Durante todo o processo de desenvolvimento
do projeto, pude notar que a maioria ficou focada em seu próprio projeto, principalmente no inicio do mesmo. Porém, conforme os projetos
foram ficando prontos ou chegando ao fim, o número de pessoas dispostas a
ajudar foi aumentando. De fato, quase todos que terminaram seu projeto mais
cedo se dispuseram a ajudar aqueles que estavam com seus projetos ainda em desenvolvimento.
CRIATIVIDADE - por AMANDA O. FERNANDES
Retalho madeira, papelão, isopor e EVA |
- A família: algumas situações familiares podem causar
alguns traumas, e isso pode inibir a criatividade.
- Baixa autoestima: aqueles que não confiam em si mesmos
sentem-se inibidos e retraídos em pensar e criar e acabam sem conhecer seus
próprios talentos.
-Internet: muitas pessoas preferem pesquisar em sites ao
invés de criar e pensar e acabam não usando o que possuem de mais belo.
AULAS DE ARTES por LARISSA FERREIRA DO CARMO
Isopor, madeira e pote plástico |
Um dos
problemas para a criação é a inibição. Quando muitas vezes interrompemos o
trabalho para pensar em outras coisas como, por exemplo: problemas familiares
ou com notas. Eu, ao logo do processo, conversava com o pessoal e esquecia do
mundo “lá fora”, mas isso não acontecia com todos da sala.
Pet e papelão |
ARTES por JAIME PINTO
(...) Nossa meta era fazer qualquer peça, somente com materiais
de sucata. Mas com tanta liberdade, o que será que impede nossa criatividade? “A
resposta varia de pessoa para pessoa, no meu caso a pressão e o limite de tempo
foram os maiores fatores, mas o melhor remédio é a união da turma, cada um
ajudando o outro.”
Meu trabalho de artes foi uma grande experiência em grupo e
de desenvolvimento pessoal(...) Acho que este trabalho reuniu bastante a turma,
pois conhecemos melhor as pessoas com quem trabalhamos convivendo mais com
elas.
ARTES por LIVIA DE OLIVEIRA RODRIGUES
Adicionar legenda |
ARTES por MARCELLA LINHARES MENEZES
(...)O trabalho ajudou a descontrair, deixando os problemas
para lá; espero que tenha mais oportunidades assim!
DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE por MARA KAROLINE
Papelão, isopor, tampas diversas, potes e arame |
Observando a turma trabalhar, vi que eles ajudavam muito.
Alguns não se empenharam muito talvez não quisessem fazer naquele momento.
Percebi que no fim da aula as mesmas pessoas ficavam para ajudar a limpar o
laboratório o que eu acho uma pena porque era justamente no final que nós
conversávamos e víamos os trabalhos feitos.
Em relação ao trabalho final eu gostei bastante (...) os
projetos foram criativos e interessantes (...) me impressionei com alguns que
nem pareciam ter sido “feitos” pareciam “comprados” de tão bonitos e
diferentes.
ARTE COM SUCATA por MATHEUS FAJARDO GALVÃO
A primeira parte da atividade foi nos informar sobre
trabalhos com sucata e apresentar nossas descobertas. Depois saímos para a rua
em busca de sucatas para utilizarmos na confecção dos trabalhos que pode ser
dividida em algumas etapas:
Martelo - caixa papelão e retalho de madeira |
2-PAPIETAGEM/MASSA – Nessa etapa tivemos que trabalhar mais
pesado e pude observar companheirismo na maior parte da turma. Muitas pessoas
que estavam com o trabalho adiantado ajudavam outras que estavam mais atrasadas
e necessitavam de ajuda. Acredito que essa parte do trabalho tenha ajudado
bastante no companheirismo e nos laços de amizade que vinham sendo criados.
3- PINTURA/ACABAMENTO – Essa foi a etapa mais divertida do
trabalho, serviu para nos acalmar e diminuir a tensão e stress que estávamos sentindo
por conta das provas. Não só essa etapa , mas nessa foi em maior escala,
acontecia que, quando entrávamos na sala, os problemas ficavam do lado de fora.
Nós ficávamos tranquilos, a nossa única preocupação era conseguir finalizar
nosso trabalho, não tanto por nota, mas também por nós mesmo, para provarmos
que conseguíamos.
Podemos
concluir que esse trabalho foi muito proveitoso para a turma em vários aspectos
como: amizade, cooperação, aprimoramento das habilidades artísticas. Os
benefícios para quem participa são muitos.
1º MECÂNICA
Retalhos metal, componentes eletrônicos, pau picolé e brinquedo quebrado. |
Nossa
sala de aula tornou-se um berço de ideias, desde as mais abstratas às mais
realísticas. Alguns de nossos colegas inicialmente não tinham uma ideia do que
poderia ser feito a partir de centenas de objetos, porém outros tinham até
mesmo mais de uma ideia. Na conclusão dessa divertida dinâmica, verdadeiras
artes enchiam nossa sala, aprendemos a filtrar nossas ideias e a brincar com
nossa criatividade, dentro de cada um de nós há um artista, depende apenas de
nós explorarmos a velha criatividade adormecida.
TRABALHO COM SUCATA por LAIS
LACERDA
Papelão e tampas |
CRIATIVIDADE por SHALOM SOUZA, RHENAN GONÇALVES E INGRID MATOS.
Isopor, madeira e papelão |
caixa papel, cds e canetas |
Embalagens plástica e pet |
“Aqui aprendemos que podemos ser bem mais que
“galinhas” (referência ao texto de Rubem Alves), pois hoje em dia, as escolas
não criam “águias” e, para a sociedade, não seria muito legal se as pessoas fossem
criativas, pois elas geralmente criam novos conceitos e saem do sistema arcaico
dessa sociedade controladora.” Shalon.
TRABALHO COM SUCATA por ITHALO VENTURINI BORGES
Tubos, isopor e madeira |
Quando o trabalho foi proposto, não achei que seria algo muito
animado, pois pensei: mexer com lixo agora é arte? Mas, quando o trabalho
começou, minha ideia a respeito mudou.
TRABALHO COM SUCATA por SAMANTHA ZORZI SOUSA RESENDE
Primeiramente, na apresentação de ideias e o desenvolvimento
das mesmas todos se envolveram e se animaram, porém na execução ao longo do
tempo, muitos desanimaram. O que geralmente causava isso era por ter vários
processos, com isso, o comprometimento de alguns diminuía. Muitos se envolveram
e conseguiram realizar um ótimo trabalho.
1º ELETROTÉCNICA
De todos os trabalhos de artes propostos, em minha opinião
esse foi o melhor, foi onde pudemos colocar literalmente a mão na massa. Mas
não foi uma tarefa tão simples, pois passamos por várias etapas, desde a parte
de aprender o que é sucata, coletá-la até começarmos a trabalhar com ela.
Foi um processo onde aprendi muito, coisas que eu ainda não
sabia e coisas que tinha um conceito errado. Apesar de ser um trabalho
individual, onde cada um tinha que trabalhar sua criatividade, acabou também
sendo um trabalho em equipe, um ajudava o outro indireta e diretamente.
Ver
como a pessoa tem sua própria ideia é legal, e acaba que isso também te ajuda a
desenvolver a sua. Com esse trabalho, aprendemos várias técnicas, todas ótimas
e que eu não sabia e adorei aprender a trabalhar com elas, exceto a técnica da
papietagem com grude, pois com o tempo ele azeda e cheira mal. Mas enfim é uma
técnica que ajuda muito.
O
trabalho fez com que o subgrupo se unisse, mesmo que apenas por algum tempo.
Foi uma aula onde podíamos relaxar e esquecer por um momento das
“responsabilidades”. Era a aula onde nos divertíamos, contávamos piada e até
histórias de terror (risos).
Engraçado que quando estamos fazendo o trabalho achamos que
estamos usando totalmente nossa criatividade, mas ao chegar ao fim, dá vontade
de voltar ao início e fazer algo melhor.
Enfim foi uma aula de ARTES diferente de todas que eu havia
presenciado antes, talvez a melhor.
A minha ideia de
fazer um elefante surgiu no momento em que vi uma garrafa que simulava o corpo
e uma espécie de cano maleável como tromba. A partir daí a ideia foi criando
vida e cor. Confesso que se hoje fosse para criar algo faria melhor, pois à
medida que você cria, sua mente vai se abrindo e dando espaço para
criatividade.
A DIFICULDADE EM TER A IDEIA CRIATIVA por DIÉSSIKA SILVA COLLI, ARIANE VILELA MARTINS,
RONDINELE ANDRADE e JOÃO PEDRO BRITO DA SILVA.
“(...) no meu
subgrupo tem pessoas que estudaram em escolas que tinham atividades que
estimularam a criatividade e por isso têm mais facilidade e não tem vergonha de
expor suas ideias. Mas tem outros que são iguais a mim não têm muita
criatividade ou a têm, mas a vergonha impede de expor a ideia.” Diéssika.
“A segunda etapa do trabalho, pensar numa ideia e realizá-la, foi a mais difícil já que nosso dia a dia na escola é muito comum utilizarmos ideias a nossa criatividade, pois quase tudo que nos é apresentado já está “pronto”“. Ariane
“Foi difícil
pensar no que fazer já que nunca tinha feito um trabalho desse tipo na minha
antiga escola.” Rondinele.
Caixas, papelão, tampas,carretel de esparadrapo e varetas |
Tirei como conclusão que uma
atividade como essa serve para fugir do estresse do dia a dia e que para que
seja bem feita necessidade de concentração, por isso, o único
pensamento era realizar o trabalho e que se não houvesse solidariedade entre nós, alunos, isso seria tratado como uma competição e muitas pessoas não iriam terminar dentro do prazo.” João Pedro
pensamento era realizar o trabalho e que se não houvesse solidariedade entre nós, alunos, isso seria tratado como uma competição e muitas pessoas não iriam terminar dentro do prazo.” João Pedro
“Ao final do trabalho me senti
bem vendo o resultado do meu trabalho e de meus colegas. Achei muito
interessante a nossa atividade eu acho que esse lado criativo que ela nos
despertou deveria ser apresentado a outras pessoas também.” Ariane.
Durante o trabalho percebi muitas coisas sobre a criatividade, que ela não pode ser apressada. Algumas pessoas só foram começar o trabalho nas últimas semanas, assim como tiveram outras que “batiam” o olho nas sucatas e já tinham o trabalho inteiro na mente. É errado avaliar a criatividade de todos com o mesmo critério, pois cada pessoa tem criatividade diferente e depende muito do seu passado.
A criação com sucata é uma arte
bastante refinada que deveria ser adotada por muitas escolas. É como uma forma
de relaxamento e socialização, uma vez que todos os alunos cooperaram entre si,
formando grupos de auxilio e descontraindo a mente. Por fim, todos gostaram
bastante de seus resultados e ficaram satisfeitos com o que fizeram, uma arte,
algo que muitos nunca fizeram antes e provaram para si mesmos que são, sim, capazes
de criar e personalizar.
INICIO DO TRABALHO COM SUCATA por
GABRIELA NUNES DE ALMEIDA, FABIO DE OLIVEIRA, NAYARA JAQUELINE B. DA SILVA e
RAYSSA NETO.
“No meu trabalho encontrei mais dificuldades
na hora de decidir o que fazer. Em minha opinião, essa é uma das partes mais
difíceis, pois as pessoas tentam fazer algo diferente e inovador, mas sentem
uma certa dificuldade quando têm que criar algo novo.” Gabriela.
Caixas e papelão |
“O trabalho com
criatividade foi demorado e envolveu várias etapas, desde o processamento da
ideia na cabeça até a decoração da obra feita. Apesar das barreiras que tive
até começar a realização do trabalho, como a preguiça, a falta de incentivo e a
crítica de algumas pessoas, o trabalho foi feito com sucesso.” Fábio.
“No primeiro dia quando foi delegada a nós a
tarefa de desenvolvermos uma ideia, quase todos ficaram perdidos e sem saber o
que fazer e por onde começar”. Acredito que este foi o maior desafio.
“No meu caso apresentei grandes dificuldades em pensar uma ideia porem,
depois de algum tempo, depois de ter contato com algumas sucatas, as ideias
surgiram.” Rayssa.
CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO por MARIA CLARA N. ROMANA.
Eu adorei fazer o trabalho porque foi uma experiência diferente e boa para a interação entre o grupo e ajudou as pessoas a se expressarem sem precisar falar.
Analisamos
também a solidariedade e união do subgrupo só que em particular o meu subgrupo
é o mais desunido, é cada um por si, e pouco interessa os outros. É difícil
lidar com pessoas, ainda mais para mim que vim de uma escola onde minha sala
era uma família. Nestes quesitos temos que melhorar muito ainda.
Eu achei maravilhosa a ideia de
transformar sucata em material reciclável, isso me fez olhar para as coisas com
mais entusiasmo porque tudo pode ser reaproveitado. Obtive mais criatividade
após realizar esse trabalho. É muito bom você ver uma coisa que estava no lixo
se transformar em um material que pode ser usado como uma decoração.
ARTES por RAYSSA PIMENTEL
MEDEIROS
Mexer com arte, para mim, é mexer com sentimentos é transformar algo do meio interno para o externo. Não pensei muito no que fazer. De início, já me veio a ideia do violão. Lembra minha infância, os tempos em que eu e meus primos sentávamos em roda meu avô tocava para nós. Ter feito isso me deixou saudades, mas uma saudade boa.
Ter trabalhado com sucata me fez
pensar que podemos mudar para melhor qualquer coisa, é só querermos e nos
esforçarmos para isso.
Trabalhar com esse subgrupo nem
sempre me traz experiências obas, somos muito desunidos e se algo está errado
ou desagradando alguém, ninguém se esforça muito para ajudar ou mudar.
CRIAÇÃO COM SUCATA por RAFAELA
OLIVEIRA DOS ANJOS
Muitos
trabalhos ficaram excelentes, pois houve grande envolvimento da parte de quem
os criaram, trabalhos que, na maioria das vezes, ninguém imaginaria que uma
simples sucata pudesse se transformar em um objeto tão criativo. Acredito que
algumas pessoas pudessem ter se envolvido mais, ajudado mais quem precisava,
tido um comportamento melhor, sem ficar brincando e sim ter feito com mais
seriedade seu trabalho, não julgasse tanto o trabalho dos outros. Mas fora
essas exceções, creio que foi um aprendizado novo e muito bom, pois criamos
coisas com as sucatas e no final se transformou em algo bastante legal,
criativo, novo.
CRIAÇÃO COM SUCATA por THAIS LIMA
FILIPE
ATIVIDADES DE ARTES por
WASHINGTON DA SILVA SOARES
Meu subgrupo me surpreendeu de
diversas formas, por exemplo, na cooperação entre os
membros, pois dentro de sala os alunos não entram em acordo na hora das decisões importantes. Muitos alunos me ajudaram na conclusão do meu projeto. Assim faziam com que eu tivesse uma criatividade não só para o meu projeto, mas também, no auxílio de meus amigos. Enfim, faziam com que todos nos uníssemos para realizar uma aula mais agradável e enriquecedora durante nossos dias no Cefet.
membros, pois dentro de sala os alunos não entram em acordo na hora das decisões importantes. Muitos alunos me ajudaram na conclusão do meu projeto. Assim faziam com que eu tivesse uma criatividade não só para o meu projeto, mas também, no auxílio de meus amigos. Enfim, faziam com que todos nos uníssemos para realizar uma aula mais agradável e enriquecedora durante nossos dias no Cefet.
ATIVIDADE COM SUCATA por THIAGO
VENTURI
Sabe-se que atualmente há grande necessidade do uso de reciclagem, neste sentido, foi desenvolvida de forma produtiva e qualitativa a oficina de artes. Nela foram feitos ótimos projetos. Em contrapartida, alguns alunos, muito poucos, fizeram por fazer, não se comprometendo com a atividade. De modo geral houve grande união do subgrupo para os que estavam atrasados. Foi evidente que alguns que tiveram dificuldades em desenvolver seus projetos fugiram de certas atividades.
Percebe-se
a solenidade da aula que, para mim, foi extremamente encarada como uma fuga dos
problemas das matérias acadêmicas.
DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA A
CONCLUSÃO DO TRABALHO COM SUCATA por LEONARDO TAVARES
A primeira etapa, em minha opinião, a mais complicada é a formulação da ideia, enfim, do quê fazer. Bom, para mim esta atividade não foi tão complicada porque logo de cara consegui pensar em algo para fazer, mas pude observar a dificuldade encontrada pelos meus colegas para conseguir essa ideia. O que muitas vezes acontecia era a obtenção da ideia, mas, ao ver a dificuldade de execução acabavam por abandoná-la.
Após
conseguir a ideia do que fazer, comecei a trabalhar na elaboração da mesma, o
que me deixou perplexo após algumas aulas, pois não imaginava que a minha
criação seria tai difícil de ser elaborada. Pensei em até desistir, mas como
não tinha nada melhor em mente decidi então dar continuidade ao que já havia começado
a fazer. Para ser bem sincero, não senti nenhum prazer ao executar as etapas
que eram necessárias, porque em minha opinião a criação de algo parecido só nos
consome tempo e nos dá mais preocupação e a julgar pelo ritmo da escola que já
é bastante corrido, esse tempo poderia ser mais bem aproveitado para que
houvesse um momento para relaxar e descansar.
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