quinta-feira, 26 de março de 2015

DINÂMICA DO MAPA SOCIOMÉTRICO - ESTUDO DE CASO
ALUNOS DO 1º INFORMÁTICA DE 2014

Como já mencionado, esta dinâmica traz vários feedbacks importantes, tanto para os alunos participantes como para avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Observar, acompanhar e analisar como a turma se relaciona e convive, durante o ano letivo, pode trazer informações significativas para que possamos diagnosticar e intervir no sentido de melhorar os aspectos  educacionais, comportamentais e sociais. O caso em questão, diz respeito a turma de 2014, do curso de informática, que, ao final da dinâmica do mapa sociométrico, apresentou um resultado inédito, totalmente oposto aos resultados apresentados em todos esses anos de magistério. 
Analisando o quadro abaixo, podemos levantar uma questão importante: A união da sala, como consequência  do desenvolvimento de relacionamentos de qualidade, de atitudes de solidariedade, empatia, respeito ao outro, cooperação e trabalho em equipe, interfere no resultado final do ano letivo, ou seja, no índice de aprovação da turma?  
Ao concluir a dinâmica desta sala, fiquei extremamente preocupada com a possibilidade de fracasso escolar ao final do ano, pois esta turma,  tendo em vista suas relações interpessoais, fez um movimento contrário às demais séries. Normalmente, ao longo do ano, através da convivência nas aulas curriculares  e da participação das atividades integradoras  em artes, os alunos conseguem atingir um alto índice de convergência nos mapas. Os alunos de informática 2014 não atingiram os objetivos propostos e, pelo contrário, mantiveram as conhecidas "panelinhas", frequentemente discutiam e entravam em atrito por diversas questões, inclusive, como podemos ver  na tabela ao lado, aumentaram o distanciamento diminuindo a convergência. Não podemos afirmar com certeza o porquê da aparente dificuldade e falta de interesse ou disposição para cultivarem as boas relações, como foi acordado no início desta dinâmica. Muitos alunos mantinham uma posição 'firme', mantendo suas opiniões e ideias individuais através de uma fala forte, inibindo os demais, que, constrangidos, optavam pelo silêncio ou pela posição mais cômoda de não enfrentar a situação discordando ou  até mesmo apresentando um outra opinião. Nas avaliações finais, foram constantes os relatos sobre a desunião da turma,  como por exemplo: "...acho que as pessoas ainda não sabem lidar umas com as outras. São muitas personalidades, que acabam acarretando discussões, que atrapalham o desenvolvimento do subgrupo"; "...acho que precisamos nos unir mais, sermos mais parceiros e respeitarmos e tentarmos entender o que os outras falam."
Outro fator que chama a atenção, nesta tabela, é a porcentagem de reprovação desta turma. Dos 42 alunos frequentes, 18 foram aprovados,  um índice muito baixo, bem como a porcentagem de convergência final,  comparado com as outras duas turmas (mecânica e eletrotécnica) que apresentaram mapas totalmente convergentes. 
Podemos listar uma série de fatores de dificuldade de aprendizagem e que acarretaram o fracasso escolar. Ainda é preciso um estudo mais aprofundado sobre este resultado, envolvendo todos os responsáveis pelo ensino na instituição. Sem sombra de dúvida, o resultado da dinâmica do mapa sociométrico pode ser um item importante neste estudo, colocando um foco maior sobre a relação entre processo ensino-aprendizagem e a qualidade dos relacionamentos entre os alunos.
Finalizando este post, complemento minhas considerações com outros autores:
Para Augusto Cury (Livro: Pais brilhantes, professores fascinantes), a educação do afeto deve ser a meta de todo educador; os educadores que não provocam a emoção das crianças não educam, apenas informam, assim como dar conselhos e orientações sem emoção também não geram momentos educacionais.
Já Daniel Goleman (Livro: Inteligência Emocional) chama as pessoas bem preparadas emocionalmente de “emocionalmente inteligentes”, pois são capazes de controlar seus estados emocionais, têm mais facilidade de concentração, compreendem melhor os outros, tem mais facilidade para fazer amigos, e também têm um melhor desempenho escolar.

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