terça-feira, 13 de junho de 2017

REFLEXÃO SOBRE NOSSA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL

Baseado na animação da Pixar:  PIPER - Descobrindo a vida  (Clique sobre o nome da animação para  assistir)

     Esta animação pode ser  abordada como ponto de partida para uma análise sobre como somos marcados pelas diferentes formas como fomos criados, tanto na família quanto na escola e sociedade, destacando também a cultura em que eles estão inseridos. Geralmente vamos aprendendo por necessidade, por imposição, por medo, por imitação ou curiosidade. Nem sempre questionamos os padrões  com que fomos "formados" pois, de alguma forma, sempre foi assim, desde sempre, vamos nos acomodando  e, sem nos darmos conta, nos fechamos nesta espécie de "caixa de certezas".
    Ao assistir esta história, podemos refletir sobre a educação familiar que busca dar autonomia aos filhos, preparando-os para enfrentar a vida. Passamos por  experiências que nos traumatizam, deixando marcas, e por descobertas que nos emocionam e entusiasmam. Também podemos colocar em questão junto aos alunos, a desinformação e até mesmo o preconceito entre culturas (como exemplo, as diferentes culturas oriental e ocidental). Muitos do ocidente herdam  a prepotência de serem a cultura dominante, a correta, detentora da verdade. Com este tipo de conceito as pessoas podem permanecer fechadas a novos pensamentos e formas de viver. Na animação, o passarinho (que pode ser representado pelas nossas crianças que ainda não são contaminadas por estes conceitos ensinados) relaciona-se com outra "cultura", representada por uma outra categoria de animal que se relaciona com o mar de forma diferente dele e possui atitudes diversas das aves. Como o passarinho se mostra aberto a novas formas de conhecimento, não possui preconceitos  e não julga,  teve uma oportunidade de aprendizagem que fez uma grande diferença em sua vida e, a partir daí, pode mostrar/ensinar o que aprendeu, através do contato que fez, à toda comunidade onde vivia.  
    A atitude de manter a mente aberta a novas possibilidades é primordial para as pessoas criativas e emocionalmente inteligentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário